terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mais duas dezenas de projectos aprovados e mais de 8.5 milhões de euros de investimento



O Governo dos Açores aprovou nas últimas três semanas mais de duas dezenas de projectos, num valor global de investimento superior a 8,5 milhões de euros e que serão concretizados diversas ilhas da região, anunciou hoje, em Ponta Delgada, o Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro.

Os incentivos aprovados dizem respeito a investimentos nas áreas da indústria, do comércio e serviços, entre outras, nas ilhas de Santa Maria, S. Miguel, Terceira, Pico e Graciosa.

O Secretário Regional da Economia, que falava no decurso da uma visita à empresa BripelAçores, uma unidade industrial de transformação e reaproveitamento de resíduos de madeira, considerou, por isso, que os sistemas de incentivos “têm constituído um importante apoio para os empresários regionais”.

A unidade industrial hoje visitada constitui, segundo o governante, “precisamente, não só um exemplo da forma como estão relacionadas as políticas do Governo dos Açores para apoio às empresas regionais, mas também a forma como as próprias empresas se conseguem conjugar com essas mesmas políticas”.

Neste caso, disse Vasco Cordeiro, “esta empresa incorpora em si o resultado prático das várias políticas que o Governo dos Açores tem no terreno”. “Essas políticas”, acrescentou, “estão a fomentar novas empresas, a apoiar a inovação e a incentivar o aparecimento de novos projectos, no sentido de construir uma economia cada vez mais forte e cada vez mais sustentada”.

Em relação à empresa hoje visitada, o Secretário Regional da Economia salientou precisamente o facto “desta ter sido uma ideia que ganhou o primeiro prémio do Concurso Regional de Empreendedorismo em 2009, e de ser apoiada também no âmbito do SIDER, nomeadamente pelo facto de se tratar de uma empresa com uma fortíssima componente de inovação, o que demonstra a forma como se articulam as políticas que têm vindo a ser implementadas”.

Além disso, destacou ainda Vasco Cordeiro, “constitui também um exemplo de uma empresa com um forte potencial de substituição de importações, uma vez que os materiais que aqui serão produzidos não existem actualmente na Região”.



GaCS/NM

Sem comentários: