segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Prática do voleibol cresce nos Açores



O voleibol é uma modalidade desportiva em ascensão nos Açores, segundo dados revelados na cimeira da modalidade, que reuniu a Direcção Regional do Desporto com as associações de oito ilhas com prática federada (todas excepto o Corvo).

No balanço feito à situação da modalidade em 2010, concluiu-se que apresenta um crescimento global nos diferentes indicadores de prática desportiva, com 2.876 praticantes, distribuídos por 28 clubes e enquadrados em 221 equipas, que realizaram 1.817 jogos de carácter local.

Existem, ainda, 148 treinadores, 88 árbitros, dos quais oito são de nível nacional, e um de nível internacional, e 104 dirigentes.

Foram ainda apresentados e apreciados os impactos previsíveis na vida associativa, resultantes da implementação de um conjunto de medidas excepcionais de contenção orçamental para o ano de 2011, que as associações compreenderam.

Finalmente e neste contexto, foi discutido e aprovado, de forma consensual pelas partes envolvidas, o modelo de organização das provas regionais e participações nacionais daí decorrentes, relativas a cinco escalões etários de ambos os sexos, a realizar no ano de 2011, tendo sido determinado nos termos da legislação em vigor um apoio no valor global máximo de perto de 475 mil euros.

Esta verba, constante do contrato-programa de desenvolvimento assinado na cimeira, compreende cerca de 377 mil euros para a actividade regional, 72.200 para a actividade nacional e 25.500 para a arbitragem regional. Estes valores representam um decréscimo de 5,5% em relação ao valor concedido no ano anterior.


GaCS/DRD/FA

Sem comentários: