domingo, 7 de agosto de 2011

Governo dá “público testemunho” do esforço dos empresários açorianos





O Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade deu hoje “testemunho público” do esforço que os empresários têm colocado no desenvolvimento económico dos Açores, constituindo-se “em verdadeiros agentes de mudança da economia regional”.

A ideia foi expressa por Arnaldo Machado ao presidir esta tarde na Horta, em representação do Presidente do Governo, à cerimónia de inauguração da VII EXPOMAR e da Feira Regional do Artesanato.

De acordo com aquele responsável, o sector empresarial regional, apesar da conjuntura adversa que se vive a nível internacional, “continua a assumir a iniciativa e o riso de investir, criando riqueza e emprego” nos Açores.

Arnaldo Machado sublinhou também que os desafios que se colocam às nossas empresas, decorrentes da globalização do mercado, “exigem de todos nós, Governo e empresários, respostas conducentes a uma adaptação a esta nova realidade”.

O Director Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade advogou, por isso, ser necessário fazer apostas fortes na inovação, no desenvolvimento tecnológico, nas questões organizacionais e na criação de uma nova cultura empresarial.

Quanto à EXPOMAR, que decorre na Marina da Horta, no âmbito da Semana do Mar, Arnaldo Machado disse que esta feira “constitui já uma referência no calendário dos certames realizados a nível regional”.

“Eventos desta natureza são sempre uma boa oportunidade para as empresas divulgarem os seus produtos e serviços, desenvolvendo acções de cooperação empresarial e conseguir informação adicional sobre novas tecnologias e equipamentos que são lançados no mercado”, acrescentou.

Além do mais, argumento aquele responsável, “as exposições constituem um importante meio de divulgação das potencialidades económicas e um espaço privilegiado para a realização de negócios”.

Arnaldo Machado defendeu também que a realização destes eventos de forma descentralizada ao nível das diferentes ilhas pode também “contribuir de forma relevante para a dinamização das economias locais, estimulando a revitalização do tecido empresarial”.

Estas duas feiras, que funcionam até ao próximo domingo em espaços da marina faialense, são uma organização da Câmara do Comércio e Indústria da Horta em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato da Secretaria Regional da Economia.



GaCS/FG/HO

Sem comentários: