domingo, 7 de agosto de 2011

Marina da Horta concilia actividade económica exigente com qualidade ambiental





O Secretário Regional do Ambiente e do Mar considerou hoje que a Marina da Horta é bem o exemplo de como é possível conciliar uma actividade económica exigente com uma boa qualidade ambiental.

A opinião foi expressa por Álamo Meneses durante a cerimónia, a que presidiu, do hasteamento na Marina da Horta da Bandeira Azul 2011/2012 e da Bandeira “Quality Coast”.

De acordo com o governante, a Bandeira Azul hoje hasteada na Horta “certifica a operação” naquela que é a mais antiga e movimentada das marinas dos Açores e um dos pilares da economia da ilha do Faial.

Para além de dizer que a água e toda a estrutura da marina obedecem aos requisitos de qualidade ambiental que estão estabelecidos para estes espaços, este galardão é também “um sinal que há um conjunto de boas práticas que estão aqui implementadas e que são o garante da sustentabilidade futura dessa operação”, sublinhou Álamo Meneses.

Quando ao prémio “Quality Coast”, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar explicou que a sua atribuição “certifica o esforço” que foi feito na boa gestão e na limpeza da costa da ilha do Faial.

De facto, adiantou o governante, ao longo dos últimos anos, com o empenhamento de diversas entidades, foi possível fazer um grande avanço no sentido de termos uma costa mais limpa e de termos uma gestão mais cuidada daquilo que é “um dos factores essenciais da qualidade ambiental da ilha”.

Álamo Meneses lembrou, todavia, que “não foi só no âmbito das ‘bandeiras’ que o Faial se destacou este ano”, pois em 2011 também a baía da Horta foi nomeada “para o clube selecto das baías mais bonitas do mundo” e o seu Parque Natural distinguido com o prémio EDEN.

Segundo referiu, a União Europeia, ao atribuir este galardão, veio reconhecer que o patamar que já foi atingido na gestão do parque faialense permite colocar o Faial entre aqueles destinos que “são certificados como destinos que, para além de terem uma grande qualidade do ponto de vista daquilo que têm para oferecer, também têm um conjunto de práticas que garantem a sua sustentabilidade futura”.

Com 300 postos de amarração, a Marina da Horta, inaugurada em 1986, recebe anualmente mais de um milhar de iates por ano, situando-se o seu recorde em 1300 entradas em 2009.

Sem comentários: