quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Museu do Vinho inaugura hoje nova exposição de longa duração





O Museu do Vinho, um dos três polos do Museu do Pico, inaugura hoje à tarde, pelas 18:30 horas, na vila da Madalena, uma nova exposição de longa duração.

A inauguração da nova museografia contará com a presença do Vice-Presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, em exercício de funções de Presidente do Governo, que presidirá à sessão.

A execução deste projecto museológico teve em conta a história do Vinho Verdelho, desde a sua introdução ao seu desaparecimento e reconversão, bem como uma abordagem pedagógica, didáctica e lúdica ao universo sensorial do vinho, como produto de referência das civilizações.

O Vinho do Pico como imagem de marca e factor de identidade regional e o papel do Museu do Vinho como instrumento ao serviço da afirmação e do desenvolvimento da vitivinicultura na actualidade são outras das vertentes desta exposição de longa duração

Com esta iniciativa, foi intenção do Museu do Vinho, no quadro dos museus de “sítio” e de “território”, desenvolver um projecto museográfico referenciador da identidade local e regional, mas igualmente capaz de se abrir à internacionalização a que são obrigados os museus na actualidade.



GaCS/DRaC/FG

Sem comentários: