quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Poupança de 1,3 milhões de euros em análises clínicas no Serviço Regional de Saúde





Os laboratórios privados de análises clínicas que trabalham na Região Autónoma dos Açores aderiram à nova convenção com o Serviço Regional de Saúde.

A portaria publicada no dia 29 de Julho revoga a anterior convenção datada de 1987 e lista oito laboratórios que passam a prestar serviços nesta área, todos eles transitados da anterior convenção.

A convenção que entra em vigor define, no entanto, valores considerados mais ajustados relativamente aos estabelecidos na anterior, tendo em conta a evolução dos meios tecnológicos e a evolução de preços no todo nacional.

As análises clínicas feitas nos laboratórios privados representam um encargo anual na ordem dos 10 milhões de euros para o Serviço Regional de Saúde, prevendo-se que a aplicação da tabela de preços agora definida se traduzirá numa poupança que pode chegar aos 1,3 milhões de euros.

Esta alteração refere-se unicamente aos preços a pagar pelo Serviço Regional de Saúde aos laboratórios, não representando qualquer alteração para os cidadãos, que apenas terão de pagar a taxa moderadora, cujo valor estava já anteriormente definido.

Os utentes continuam, do mesmo modo, a ter liberdade de escolha do laboratório privado em que pretendam realizar as análises, desde que esgotada a capacidade dos laboratórios dos hospitais e centros de saúde.


GACS/RC

Sem comentários: