sábado, 19 de maio de 2012

Projeto de formação parental para famílias com crianças e jovens com deficiência com resultados positivos


A Diretora Regional da Solidariedade e Segurança Social destacou hoje os resultados positivos do projeto de formação parental “Escola de Pais. NEE – Açores, o qual foi implementado numa primeira fase na ilha Terceira.

Natércia Gaspar falava no encerramento da primeira Escola de Pais. NEE – Açores, na Terra Chã, na ilha Terceira, onde esteve presente em representação da Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social.

Com esta formação, segundo explicou, o executivo açoriano pretendeu “dotar as mães, os pais e avós das crianças com deficiência de competências parentais, bem como habilitá-los a gerir emoções e afetos e, em simultâneo, proporcionar um ambiente para a partilha de experiências, histórias e sentimentos”.

Falando sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e famílias, a Diretora Regional lembrou que o Governo dos Açores “entre 1996 a 2010 investiu mais de 19 milhões de euros em matéria de equipamentos”.

“Em 1996 os equipamentos existentes davam resposta a 95 utentes, sendo que em 2010 já abrangia mais de mil utentes, o que representa uma taxa de crescimento de 971%”, acrescentou.

Natércia Gaspar considerou ainda importante a ação do Governo dos Açores no “combate à discriminação, no desmontar de estereótipos e preconceitos, na promoção da igualdade e na sensibilização para a diferença, através do desenvolvimento de políticas transversais, medidas e ações que garantam o pleno gozo dos direitos das pessoas com deficiência”, dando como exemplo a publicação do Decreto Legislativo Regional que estabelece o regime jurídico para a prevenção, habilitação, reabilitação e participação da pessoa com deficiência ou incapacidade na Região Autónoma dos Açores.

Este diploma legal, de acordo com a governante regional, “é um salto qualitativo para a Região no que concerne à promoção da igualdade das pessoas com deficiência nas várias áreas de atuação, contribuindo para a plena integração da pessoa com deficiência, para que sejam assegurados o gozo dos seus direitos, e que a participação aos vários níveis (pessoal, familiar e social) seja uma realidade”.

O projeto de formação parental “Escola de Pais. NEE – Açores decorreu durante um ano e contou com a parceria da Casa do Povo do Porto Judeu da Ilha Terceira




GaCS

Sem comentários: