segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Açores querem posicionar a juventude no mapa dos projectos europeus





O Director Regional da Juventude, Bruno Pacheco, recebeu hoje, na Pousada de Juventude de Ponta Delgada, um grupo de 20 jovens provenientes de Gran Canária, que visitam os Açores ao abrigo do Programa Juventude em Acção.

O projecto, intitulado “GranAzores”, promovido pela Direcção Regional da Juventude, tem como objectivos a troca de experiências, sobretudo de âmbito cultural, entre jovens dos dois arquipélagos, bem como promover a cidadania activa e a cidadania europeia nos jovens, despertar o espírito de solidariedade e de tolerância e incentivar a cooperação mútua entre os jovens.

Durante a visita, o Director Regional da Juventude reforçou a importância de os Açores estarem cada vez mas próximos da Europa, através de projectos como este. Além disso, Bruno Pacheco referiu ainda o interesse de se continuar a apostar em projectos que fortaleçam a união entre arquipélagos, dentro da estratégia do Governo para a Macaronésia. “Não temos duvidas que a construção do espaço da Macaronésia será tanto mais eficaz se envolvermos as juventudes dos diferentes arquipélagos”, disse o director regional da Juventude.

Esta iniciativa a decorrer desde o dia 26 de Julho, em Ponta Delgada, teve o seu arranque no passado dia 16, em Las Palmas, quando um grupo de 20 jovens açorianos, de 15 instituições, se deslocou àquela cidade para participar numa série de actividades culturais do arquipélago das Canárias.

Para o Director Regional da Juventude, esta cooperação, que se vem desenvolvendo com cada vez mais jovens, representa um marco na actual política de incentivo à mobilidade juvenil entre os Açores e a Europa. Para além de projectos liderados por outras instituições de juventude açorianas, só no presente ano já foram aprovados cinco projectos europeus e três acções de formação no âmbito do Juventude em Acção, que representam um investimento global superior a 100.000,00,euros com um índice de co-financiamento europeu de 80% e um aumento de cinco vezes relativamente a 2010.

Por outro lado, e fruto desta estratégia de incremento de candidaturas a programas comunitários, os Açores, através da Direcção Regional da Juventude, em parceria com outras três regiões da Inglaterra, Croácia e Sérvia, num consórcio liderado pela Assembleia das Regiões da Europa, são parte integrante do projecto “Peer Review for Youth Employment” financiado pelo programa “Progress”, que se estreia nos Açores.

De igual modo, para o final deste ano está prevista a realização da terceira fase do projecto “Juventude MAC”, que se vai realizar nos Açores numa parceria com a Associação Parlamento Europeu dos Jovens Açores.



GaCS/DRJ

Sem comentários: