quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Catálogo sobre recuperação do património baleeiro foi lançado no Pico





O Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, acolheu na passada sexta-feira a sessão de lançamento do catálogo Património Baleeiro dos Açores – Herança e Modernidade.

A iniciativa enquadra-se no projecto Baleiaçor, que se ocupou da recuperação de 10 botes baleeiros e de uma lancha de reboque, bem como da digitalização de toda a documentação baleeira na posse das Delegações Marítimas de S. Roque e das Lajes do Pico.

Este projecto, cuja execução física e financeira decorreu entre 2008 e 2011, teve um orçamento de 450.000 euros, e foi co-financiado pelo Fundo Comunitário EEAGrants (Noruega, Islândia e Liechtenstein) no montante de 382.925 euros.

Na cerimónia de lançamento, o Director Regional da Cultura, Jorge Bruno, destacou a importância do projecto para a ilha do Pico e para os Açores, realçando que a cultura da baleação se assume como uma “imagem de marca do imaginário e da identidade” dos Açores.

A realização de um seminário internacional sobre a temática baleeira e o apoio as várias regatas de botes foram outras das iniciativas incluídas num projecto que, na opinião do Director do Museu do Pico, Manuel Costa Jr., deve ser visto como “um projecto de referência a nível nacional, porventura um dos mais emblemáticos realizados em Portugal nos últimos anos”.

O catálogo agora apresentado foi produzido e coordenado, em todas as suas dimensões, pelo Museu do Pico, entidade que, no terreno, assegurou também a concretização dos principais objectivos operacionais do projecto.

A sessão de lançamento do catálogo sobre a recuperação do património baleeiro contou também com a presença da Embaixadora da Noruega em Portugal, Inga Magistad, e da Coordenadora do Mecanismo Financeiro do Projecto EEA Grants, Ana Resende, ambas na qualidade de entidades co-financiadoras e coordenadoras do projecto.



GaCS/DRaC/FG

Sem comentários: