quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Director Regional pede criatividade aos jovens na forma como se relacionam com as novas tecnologias





O Director Regional da Juventude apelou hoje aos jovens açorianos para que sejam criativos na forma como se relacionam com áreas “desmaterializáveis e de grande potencial” como são a informática, os videojogos e as novas tecnologias.

O repto foi lançado Bruno Pacheco ao intervir esta quarta-feira, na ilha do Faial, numa conferência de imprensa organizada pela Câmara Municipal da Horta para apresentação da “XL Party - Festival de Vídeo-Jogos”, o maior festival português de vídeo-jogos e de entretenimento tecnológico.

De acordo com aquele responsável, se for bem aproveitada, a capacidade de interagir com as novas tecnologias poderá traduzir-se, a médio prazo, em factor de criação de riqueza e de fixação dos jovens no arquipélago.

Bruno Pacheco defendeu, por isso, que os jovens açorianos não se limitem a “jogar” vídeo-jogos, mas que aproveitem o enorme potencial da informática, dos videojogos e das novas tecnologias para criar algo de concreto, que possa ser materializado em valor acrescentado.

Nos dias de hoje, o produzir aplicações para smartphones de qualquer marca é coisa que pode se feito aqui na Horta como pode ser feito na ilha das Flores, exemplificou.

Relativamente ao “XL Party - Festival de Vídeo-Jogos”, que decorre dias 27 e 28 deste mês no Pavilhão Municipal da Horta, o Director Regional da Juventude justificou o apoio do Governo com o facto de querer contribuir para a descentralização de um evento de dimensão nacional.

Além do mais, acrescentou Bruno Pacheco, este ano a iniciativa integra também a primeira edição do “Campeonato Regional de Video-Jogos”, pelo que faz todo o sentido associarmos este evento à perspectiva da mobilidade dos jovens açorianos.

A terceira razão invocada pelo Director Regional da Juventude foi a intenção de sinalizar o facto deste evento ligado aos vídeo-jogos possuir em si uma riqueza que muitas vezes pode não ser perceptível da parte do grande público.

A este respeito, lembrou que ainda durante a passada semana um jovem da ilha Terceira classificou-se em 3.º lugar nas Olimpíadas de Informática, que decorreram na Tailândia, com a participação de jovens de 70 países

De alguma forma, este facto demonstra o potencial que os jovens açorianos têm, vivam eles em que ilhas viverem, concluiu Bruno Pacheco.



GaCS/FG

Sem comentários: