quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Governo realça importância dos projectos de vida para jovens acolhidos





A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social defendeu hoje a importância dos projectos de vida e da definição de perfis para cada jovem que se encontra acolhido em instituições, possibilitando, assim, às crianças e jovens acolhidos, uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Aliás, medidas que, segundo Ana Paula Marques, já estão a ser implementadas em todos os lares da Região.


A governante regional, que falava após uma audiência com o Presidente da Presidente da Direcção da Irmandade da Nossa Senhora do Livramento, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, disse mesmo que a redução do número de crianças e jovens acolhidos no caso concreto da Irmandade da Nossa Senhora do Livramento, a reorganização dos lares em funcionamento em função das crianças que se encontram acolhidas e a melhoria do aproveitamento dos recursos humanos e materiais vão permitir uma “poupança significativa”.


Referindo-se à proposta de projecto de reestruturação dos lares de crianças e jovens da Irmandade da Nossa Senhora do Livramento, Ana Paula Marques explicou que a mesma propõe oito residências unifamiliares, sendo que cada uma albergará entre oito a nove jovens, de ambos os sexos. Com esta proposta, explicou a governante regional, a instituição passa a acolher 70 crianças e jovens.


Segundo esclareceu, a proposta em causa contempla, ainda, a requalificação da cozinha industrial, lavandaria, bem como todo o espaço envolvente, com o objectivo último de promover melhores condições aos utentes.


Na ocasião, a Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social realçou, também, que já está resolvida a questão financeira daquela instituição.


Em relação aos recursos humanos da Irmandade Nossa Senhora do Livramento, Ana Paula Marques disse haver um “processo de avaliação em curso” que está a ser implementado, sendo que a própria instituição está a ser acompanhada pelo Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores.


O processo de averiguações de que foi alvo a Irmandade Nossa Senhora do Livramento foi remetido, em tempo oportuno, ao Ministério Público.



GaCS/SM

Sem comentários: