quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Falta de abastecimento de água à lavoura mariense é da total responsabilidade da Câmara Municipal local





O Secretário Regional da Agricultura e Florestas refutou, qualquer responsabilidade do Governo dos Açores sobre dificuldades de abastecimento de água para a agricultura de Santa Maria e relembrou o investimento superior a 5,6 milhões de euros, realizado naquela ilha para armazenamento e distribuição de água às explorações agrícolas locais.

Em Conferência de Imprensa, realizada esta tarde, Noé Rodrigues apresentou aos jornalistas o contrato, assinado com o actual presidente da edilidade mariense, onde é transferida para a Câmara Municipal de Vila do Porto, a gestão do “enorme investimento que o Governo dos Açores realizou” e que beneficiou, não só o abastecimento de água à pecuária mas toda a população em geral.

Apesar de todo o investimento efectuado pelo Governo dos Açores, a única contrapartida exigida à edilidade mariense é a de manter abastecidos todos os reservatórios de água para abastecimento da agricultura local.

Perante estes factos, Noé Rodrigues mostrou-se surpreendido que “logo na primeira dificuldade, o que a Câmara Municipal de Vila do Porto fez, foi cortar o abastecimento de água aos agricultores sem pré-aviso e sem um único contacto com o departamento do Governo dos Açores que tutela a área da agricultura”.

Noé Rodrigues disse ainda que “a política não se deve fazer com mentiras, porque a mentira tem sempre perna curta” e a verdade dos factos foi apresentada e distribuída esta tarde à Comunicação Social que a poderá tornar pública”.

O governante referiu que “o grave problema de abastecimento de água não foi resolvido pelo PSD Açores ou pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, como erradamente afirmam. A resolução do problema verificou-se com a assinatura do referido contrato em Maio, entre o anterior Governo da República e a Câmara Municipal de Vila do Porto, contrato este que o actual Governo da República apenas se limitou a cumprir, mas tardiamente, porque se o tivesse cumprido atempadamente, nunca tal problema teria existido”.



GaCS/MS

Sem comentários: